óleo 2 tempos


O que é óleo 2 tempos porque ele se chama assim, de onde ele vem, para que ele serve, existe diferença entre os óleos 2 tempos, posso usar um óleo de um tipo de motor em outro?
Quantas perguntas nós nos fazemos e as respostas nem sempre são convincentes, vou tentar responder as perguntas acima.
O óleo 2 tempos como o nome já diz foi desenvolvido para os motores 2 tempos ,a característica principal destes motores é que eles não possuem Carter com óleo, sendo a responsabilidade de lubrificação das partes móveis internas, do óleo adicionado à gasolina ou colocado no reservatório de óleo para ser misturado automaticamente.
O óleo 2 tempos é derivado dos óleos usados e recolhidos pelos postos e refinaria, estes óleos tem como característica menor propriedade de carbono, ou seja quando queimado não deixa resíduo. Os óleos atualmente passam por mais de uma reciclagem e são adicionados aditivos para manter o motor limpo, são os aditivos detergentes e dispersantes.
Existem vários tipos de motores 2 tempos, tais como os estacionários, refrigerados a ar, refrigerados á água (radiadores) e refrigerados a água (externos).
Um exemplo de motor estacionário é a bomba d’água, motor de giro constante e refrigerado a ar. Os motores das motocicletas de baixa cilindrada são em sua maioria 2 tempos e refrigerado a ar. E há motocicleta de médio porte 2 tempos mas refrigerada a água (radiador). Os motores de popa em sua grande maioria são motores 2 tempos, quase todos são refrigerados á água proveniente do mar ou da lagoa onde está sendo utilizado.
A grande diferença entre os motores 2 tempos está no regime de uso, e que tipo de refrigeração. Um óleo para motocicleta quer trabalha em um regime variado de 3.000rpm até 12.000rpm refrigerado a ar , não pode ser usado em um motor de popa que trabalha em uma constante de 3.500rpm até 4.500rpm refrigerado a água . O mesmo acontece entre um motor de popa e um jet ski . A temperatura da parede do cilindro e do cabeçote em teoria é a mesma, em torno dos 65graus centígrados mas a temperatura interna da câmara varia de acordo com a taxa de compressão, quanto maior a taxa maior é a temperatura , aí é que o óleo faz diferença, pois a propriedade de lubrificação das partes móveis em alta temperatura e dada pelo grau de viscosidade do óleo, e para cada regime de funcionamento é necessário manter um padrão de viscosidade. Então um óleo para um motor que funciona em giro médio com refrigeração externa e alta taxa de compressão ,não pode usar um óleo de motor de alto giro refrigerado a ar e baixa taxa de compressão.
Concluindo o óleo 2 tempos usado para motocicletas não pode ser usado em motores de popa , o óleo de motor de popa não pode ser usado em jet ski e o óleo de jet ski não pode ser usado em motocicleta.
Para qualificar os óleos para motor de popa, são conhecidos pela sigla TCW [Two (Dois) Cycle (Tempos) Water (Água)], que passaram por 3 aperfeiçoamentos e hoje são conhecidos pela sigla TCW3, e recentemente foi desenvolvido um óleo de base sintética com valor residual mínimo para os motores 2 tempos com injeção direta DFI estes óleos são mais caros que o TCW3 , mas também são muito melhores, em alguns anos o óleo base para motores 2 tempos serão os sintéticos .
Os óleos para jet ski são classificados pela sigla TC ou API TC, podendo ser mineral ou sintético. A principal característica dos jet ski, é que eles não são dotados de válvula termostática, que controlaria a temperatura do motor, mas como o jet trabalha constantemente em regime alto, a necessidade de baixar a temperatura da água, seria quase o tempo todo, e a válvula termostática trabalharia 98% do tempo aberta, então não foi colocada.
Misturar óleo na gasolina é bom ou ruim?
Os motores dotados de misturador automático não precisão de óleo na gasolina, exceto quando estão no período de amaciamento. Mas os motores que não são dotados precisam desta mistura que é de 50:1 ou seja para cada 50 litros de gasolina adicionar 1 litro de óleo.
Todo o excesso de óleo ira causar uma carbonização desnecessária ao motor e conseqüentemente encurtará a vida útil do mesmo. É recomendável descarbonizar o motor a cada 50 horas de uso. Se mantiver as revisões periódicas a vida do seu motor ou jet aumentará .
Não misture duas marca de óleo no mesmo reservatório, pois o risco de se criar um borra e entupir o tanque é grande, use óleo de boa qualidade, os fornecidos pelos fabricantes são os mais recomendados, pois foi em cima deles que o motor foi desenvolvido.

2 comentários:

  1. Qual o melhor óleo a ser usado em um skate com motor 2T de 50cc? Obrigado.

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  2. eu posso usar a mesma gasolina misturada con oleo de motor de popa para usar na moto ...ou não

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