Mostrando postagens com marcador marcenaria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador marcenaria. Mostrar todas as postagens

Como pintar sua moto. NOTA texto copiado de Henrique lourenço.

COLOQUEI ESSE TEXTO AQUI NO BLOG COM O INTUITO DE DIVULGAR ESSA EXPERIENCIA DO AUTOR SEM INTENÇÕES BANAIS.

Passos:

- Lixe a peça para quebrar o verniz ou tirar toda a tinta

- Se a peça tiver arranhões fundos lixe até eles sumirem. Se for exageradamente fundo lixe e passe massa plástica.

- Com a pistola, passe o fundo (cinza) bem diluído com thinner. 1 ou duas demãos. Limpe a pistola com thinner.

- Espere secar e lixe. Mas lixe mesmo. Até ficar completamente liso. Comece com lixa 600 e acabe com 1500.

- Depois descansar os braços prepare a peça para receber a tinta, ela não pode estar molhada nem ter resquício nenhum de óleo. Até o óleo das mãos atrapalham.
- 1ª demão de tinta: Com o leque devidamente regulado, nem tão longe nem tão perto da peça aplique a tinta. Somente uma empoeirada onde ainda seja possível perceber a cor acinzentada do fundo.

- 2ª demão de tinta: Depois de uns30 minutos com a tinta meio seca aplique outra demão. Dê outra empoeirada. Pode até carregar um pouco mais, porém não é recomendado, se a tinta escorrer volte para o primeiro ítem.

- 3ª demão de tinta: Depois de 30 minutos passe a 3ª demão, nesta você cobrirá tudo e deixará lindo para receber o verniz. Limpe a pistola com thinner.

- O verniz é muito chato. Mas é o que vai proteger a pintura e dar o brilho. As peças não poderão estar completamente secas senão o verniz racha com o tempo, mas com a tinta sem cura fica muito fácil de escorrer e tudo ir por verniz a baixo.

- 1ª demão de verniz: Somente dê uma empoeirada. Uma passada rápida em cada parte da peça. O verniz é traiçoeiro, ele é transparente e você só percebe que ele está na peça quando ele começa a brilhar, se chegar neste ponto logo na primeira demão, alguma parte já escorreu.

- 2ª demão de verniz: Depois de 30 minutos, com o mesmo cuidado, somente dê outra empoeirada. Não se esqueça dos cantos e arestas.

- 3ª demão de verniz: Espere mais ou menos 1 hora para aplicar a 3ª demão. É nesta demão que você dará o brilho. Mas tome cuidado, mesmo com as outras demãos mais secas, o verniz amolece tudo de novo e se mistura. E se escorrer, torça para que seja somente verniz. Uma boa lixada resolve o problema.


Em motos, o serviço costuma acabar por aqui, mas se acontecer de cair alguma poeira, mosquito, areia, verniz escorrido ou poroso siga os passos restantes:

- Depois de muitos dias (quanto mais melhor) pegue a lixa 1500 e trabalhe. Vai tirar os escorridos, as poeiras e o efeito casca de laranja. Vai deixar tudo lisinho.

- Com massa e uma máquina de polir faça o serviço final. Nas motos, as carenagens são cheias de vincos, cavas, curvas e fica difícil fazer tudo sem acabar zoando alguma parte. É preciso prática.


Cuidados

- Trabalhar em local fechado. Pode pendurar plásticos de box de banheiro, do teto até 1/2 metro do chão.

- Pouca pressão no compressor vai fazer a pistola espirar pingos grossos. Assim como má diluição e má regulagem do leque.

- Menos demãos que o especificado pode deixar o serviço prejudicado.

- Não economize no catalizador, principalmente no verniz. Verniz muito mole arranha fácil e não protege nada.

- Prenda as peças num gancho e cuidado com as impressões digitais.

- Paciência é o segredo mais precioso deste serviço.

Quando acabar vai perceber que os 500 reais que um pintor/funileiro havia cobrado pelo serviço é pouco. Mas que é muito gostoso, é.